Franol, para o que é indicado e para o que serve?

Este medicamento é destinado ao uso, tanto para evitar quanto para tratar, como broncodilatador (substância que promove a dilatação das vias aéreas) na asma brônquica e no broncoespasmo (contração dos brônquios e bronquíolos) reversível que pode ocorrer na bronquite (inflamação dos brônquios) e no enfisema (doença pulmonar obstrutiva crônica).


Bula Profissional no CR Professional
Leia a Bula PDF
Publicidade
Como o Franol funciona?
Franol é um medicamento que possui em sua fórmula duas substâncias:
A teofilina e o sulfato de efedrina.
Estas substâncias possuem ação complementar promovendo a dilatação dos brônquios e dos vasos pulmonares, aliviando os sintomas da asma brônquica.

Quais as contraindicações do Franol?
Franol não deve ser utilizado por pacientes hipersensíveis aos componentes da fileórmula, com recente infarto do miocárdio (necrose (morte) de parte do músculo cardíaco por falta de irrigação sanguínea adequada de nutrientes e oxigênio), com arritmia taquicárdica aguda (aumento do número ou “velocidade” dos batimentos cardíacos) angina instável (dor no peito), hipertensão severa (pressão alta), doença arterial coronariana severa (distúrbio das artworkérias do coração), porfiria (doença metabólica que se manifesta através de problemas na pele e/ou complicações neurológicas do sistema nervoso), hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios pela glândula tireoide), nem àqueles pacientes que fazem uso de xantinas e em crianças menores de six meses de idade.

Franol não deve ser usado durante a gravidez e amamentação.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Como usar o Franol?
O comprimido de Franol deve ser ingerido com quantidade suficiente de água para permitir a correta deglutição.

Uso adulto
A dose varia com a necessidade de cada paciente devendo ser ajustada caso a caso. A dose regular para adultos é de 3 comprimidos diários.

Para pacientes que sofram de crises noturnas, é recomendado um comprimido a mais, ao deitar. A dose deve ser ajustada para os pacientes idosos. Caso sejam necessários mais de 4 comprimidos ao dia, os níveis plasmáticos (no sangue) de teofilina devem ser monitorados para assegurar que sejam mantidos abaixo de 20 mcg/mL.

Uso em crianças
Metade ou a terça parte da dose para adultos ou outra posologia a critério médico.

Não há estudos dos efeitos de Franol administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por through oral, conforme recomendado pelo médico.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

O que devo fazer quando me esquecer de usar o Franol?
Caso se esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.

Quais cuidados devo ter ao usar o Franol?
Franol deve ser usado somente se estritamente indicado e com cautela em pacientes com:
Angina (dor no peito, relacionada à doença das artérias coronárias) instável;
Have a tendencyência à arritmia taquicárdica (aumento do número ou “velocidade” ritmo dos batimentos cardíacos);
Hipertensão (pressão alta) grave;
Cardiomiopatia obstrutiva hipertrófica (aumento de uma porção do músculo cardíaco);
Hipertireoidismo (produção excessiva de hormônio pela glândula tireóide);
Convulsões epiléticas (contrações súbitas e involuntárias dos músculos secundárias a descargas elétricas cerebrais);
Úlcera gástrica e/ou duodenal (ferida localizada no estômago ou duodeno);
Porfiria (doença metabólica que se manifesta através de problemas na pele e/ou com complicações neurológicas);
Comprometimento grave da função hepática (do fígado) ou renal (dos rins);
Feocromocitoma (tumor da medula suprarenal);
Agitação;
Glaucoma (aumento da pushão dentro do olho) de ângulo fechado;
Hipertrofia prostática (aumento do tamanho da próstata).
Franol também deve ser evitado ou usado com cuidado nos pacientes que tenham tomado inibidores de MAO nos últimos 14 dias.

A administração de Franol em pacientes idosos (acima de sixty five anos de idade), polimórbidos, muito doentes e/ou em terapia intensiva está associada a um risco aumentado de toxicidade e, portanto, deve estar sujeita ao monitoramento terapêutico de medicamentos (TDM).

Em caso de efeito insuficiente da dose recomendada e em caso de eventos adversos, a concentração plasmática de teofilina deve ser monitorada.

Recomenda-se cautela especial em pacientes que recebem tratamento eletroconvulsivo, porque a teofilina pode prolongar as convulsões. O início do standing epiléptico é possível.

É necessário cuidado especial em pacientes portadores de disfunções hepática, renal ou cardíaca, uma vez que o “clearance” (eliminação) da teofilina ou da adrenalina pode estar reduzido nestes grupos.

O “clearance” da teofilina pode aumentar nos fumantes habituais e diminuir nos pacientes com infecções respiratórias ou naqueles que estejam recebendo dietas hipercalórica ou hipoproteica. A dose de Franol poderá necessitar de ajuste nestes grupos.

Doença febril aguda
A febre diminui o “clearance” da teofilina. Pode ser necessário diminuir a dose para evitar intoxicação.

Gravidez
Até o momento, não há experiência suficiente no uso de teofilina durante o primeiro trimestre da gravidez; a administração de Franol deve, portanto, ser evitada durante esse for everyíodo.

Durante o segundo e terceiro trimestre, a teofilina deve ser usada somente após uma avaliação cuidadosa do riscobenefício, pois o medicamento atravessa a placenta e pode causar efeitos simpaticomiméticos no feto.

Com o progresso da gravidez, a ligação às proteínas plasmáticas e o “clearance” da teofilina podem diminuir com o resultado de que pode ser necessária uma redução da dose para evitar efeitos adversos.

A inibição das contrações uterinas pode ocorrer se uma paciente for tratada com teofilina no last de sua gravidez.

Os neonatos expostos no for eachíodo pré-natal devem ser cuidadosamente monitorados quanto aos efeitos da teofilina.

Amamentação
A teofilina e a efedrina passam para o leite materno e concentrações séricas terapêuticas podem ser atingidas no bebê. Por esse motivo, a dose terapêutica em mulheres que amamentam deve ser mantida o mais baixa possível. Idealmente, a amamentação deve ocorrer imediatamente antes da administração do medicamento.

Os bebês amamentados devem ser cuidadosamente monitorados para possível desenvolvimento dos efeitos da teofilina. Se forem necessárias doses terapêuticas mais altas, a amamentação deve ser interrompida.

Alterações na capacidade de dirigir veículos chá emagrecedor e operar máquinas
Mesmo quando usado corretamente, conforme prescrito, este medicamento pode modificar as reações dos pacientes a tal ponto que sua capacidade de dirigir ou operar máquinas ou trabalhar em grandes alturas ou sem uma sustentação/suporte firme é prejudicada. Isso se aplica a uma extensão ainda maior no caso de interações com álcool ou drogas, as quais podem prejudicar a capacidade de reação.

Este medicamento pode causar doping.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Franol?
Reação muito comum (ocorre em mais de ten% dos pacientes que utilizam este medicamento);
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento);
Reação incomum (ocorre entre 0,one% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento);
Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,one% dos pacientes que utilizam este medicamento);
Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento);
Desconhecida (a frequência não pode ser estimada pelos dados disponíveis).
Distúrbios do metabolismo chas emagrecedores e nutrição
Desconhecidas: alterações nos eletrólitos séricos, particularmente hipocalemia (redução dos níveis de potássio no sangue), aumento dos níveis séricos de cálcio e creatinina, além de hiperglicemia (aumento na taxa de açúauto no sangue) e hiperuricemia (aumento da concentração do ácido úrico no sangue).
Distúrbios do sistema imune
Desconhecidas: reações de hipersensibilidade como rash (erupções Minimizeâneas), prurido (coceira e/ou ardência), urticária (erupção na pele que causa coceira), broncoespasmo (contração dos brônquios que pode ocasionar chiado no peito) incluindo, reações anafiláticas (reação alérgica grave e imediata).
Distúrbios do sistema nervoso
Desconhecidas: dor de cabeça, agitação, ansiedade, tremor, inquietação, insônia, tontura, convulsões.
Distúrbios do sistema cardiovascular
Desconhecidas: taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco), arritmia (aumento do número ou “velocidade” dos batimentos cardíacos), palpitações, queda da pressão arterial, síndrome de Takotsubo (cardiomiopatia por estresse).
Distúrbios gastrintestinais
Desconhecidas: distúrbios gastrointestinais, náusea, vômito, estimulação da secreção de ácido gástrico, dispepsia (má digestão), sede.
Devido à redução do tônus do esfíncter esofágico inferior, o refluxo gastroesofágico existente à noite pode ser aumentado.
Distúrbios renais e urinários
Desconhecidas: diurese aumentada (aumento da produção e secreção de urina).
Distúrbios da pele e tecidos subcutâneos
Desconhecidas: rubor (vermelhidão), aumento da sudorese (suor).
Distúrbios músculo-esqueléticos e tecidos conectivos
Desconhecidas: fraqueza.
Alguns pacientes podem apresentar um ou mais destes sintomas mesmo com a dose terapêutica.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

População Especial do Franol
Pacientes idosos
O uso de Franol em pacientes idosos mais sensíveis aos medicamentos, em especial à ação de xantinas, deve ser cuidadosamente acompanhado.

Apresentações do Franol
Comprimidos 15 mg + one hundred twenty mg
Embalagem com 20.

Uso oral.

Uso adulto e pediátrico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *